domingo, 26 de abril de 2009

Características da EaD

Independentemente da abordagem adotada na concepção de um curso na modalidade a distância, as suas características se resumem em o aluno e o professor não se encontrarem no mesmo espaço físico; não há o deslocamento a um local específicopara se dedicar às tarefas de aprendizagem, a não ser em casos particulares, como cursos com momentos de laboratórios ou oficinas; não há um horário rígido e fixo para estudar; a aprendizagem acontece de forma individualizada, de acordo com o ritmo e as capacidades dos alunos, independente do grupo, como se verifica no ensino presencial em classe; a aprendizagem tem como base materiais mediatizados, elaborados por especialistas, com a função de favorecer uma motivação extrínseca, conducente a uma aprendizagem eficaz; a comunicação com a instituição é bilateral e realizada pelos meios de comunicação disponíveis: carta, telefone, telefax, correio eletrônico etc (LAGARTO, 1994).


LAGARTO, J. R. Formação profissional a Distância. 1a. ed, Lisboa: Universidade Aberta/Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994.




Um comentário:

  1. Uma das principais característica e vantagem do EAD é a redução dos custos; o que torna o ensino mais acessível as classes menos favorecidas.
    Outra característica interessante é que reduz drasticamente o tempo que se perde se deslocando para ir e vir.
    Mas essas características só se tornam positivas ao meu ver quando o aluno dispõe de uma grande disciplina.

    ResponderExcluir